Plantel 2011/2012


(Legenda: Jogador - Conv/Jogos/Golos)



Juniores


Guarda-Redes


1 David Martins - 9 Convocatórias/ 1(3) Jogo/ 14 GS


15 Ricardo Taborda - 19 Convocatórias/ 16(2) Jogos/ 51 GS





Jogadores de campo
3 Pedro Caldeira - 3 Convocatórias/ 0(2) Jogos


4 Bernardo Fernandes - 17 Convocatórias/ 10(6) Jogos/ 3 Golos


6 Ricardo Sequeira - 18 Convocatórias/ 17(1) Jogos/ 9 Golos


7 André Paulo - 3 Convocatórias/ 0(3) Jogos/ 4 Golos


8 Ricardo Antunes - 18 Convocatórias/ 9(9) Jogos/ 6 Golos


9 Filipe Gentil - 5 Convocatórias/ 4(1) Jogos/ 1Golo
10 António Ribeiro (Capitão) - 17 Convocatórias/ 11(6) Jogos/ 7 Golos


11- Kally Quaresma - 1 Convocatória/ (0)1 Jogo


17 Bruno Gomes - 19 Convocatórias/ 9(8) Jogos/ 8 Golos


20 Hugo Cruz - 14 Convocatórias/ 6(7) Jogos/ 2 Golos
31 Paulo Pascoal - 13 Convocatórias/ 6(7) Jogos/ 6 Golos
77 Rodolfo Pereira - 11 Convocatórias/ 1(8) Jogos/ 1 Golo



Equipa técnica


Hélder Jesus - Treinador


Ricardo Loureiro - Treinador Adjunto










quarta-feira, 22 de abril de 2009

A MINHA ANÁLISE À TEMPORADA AGORA FINDA

Descrevo, agora que a época terminou, a minha visão de todos os jogos que realizámos.

1ª Jornada UDC FORTE 0 (0) – (2) 3 CAD
Estreia na 1ª Divisão logo com um derby local.
Bons 5 minutos iniciais com bola ao poste. Após o 1º golo do CAD nunca mais nos encontrámos, perdendo justamente contra uma equipa extremamente cínica a jogar fora, que aproveita muito bem os erros adversários.
2ª Jornada Presa Casal do Rato 4 (1) – (1) 1 UDC FORTE
1ª parte razoável. 2ª parte sem atitude, garra, velocidade, sem nada. Derrota justíssima com um adversário directo.
3ª Jornada Vila Verde 3 (1) – (1) 3 UDC FORTE
Após a conversa séria que tivemos, realizámos uma boa exibição mas a inexperiência da equipa a vir ao de cima. Sofrer o 1º golo do empate a terminar a 1ª parte com a posse de bola no meio campo adversário e não conseguir segurar uma vantagem de 2 golos no final do jogo mostrava a falta de maturidade da equipa. Empate justo mas com um sabor muito amargo. 1º ponto conquistado pela equipa.
4ª Jornada UDC Forte 1 (1) – (1) 3 Leões Porto Salvo
Contra uma das melhores equipas do campeonato, realizámos um bom jogo, principalmente no 1º período. Mais uma vez a inexperiência a vir ao de cima, sofrendo um golo na primeira jogada do encontro. Conseguimos equilibrar e empatar na 1ª parte. Na 2ª parte, a maior qualidade e experiência do adversário fizeram a diferença. Derrota justa mas a equipa já apresentava melhorias. Perdíamos o nosso capitão durante 4 jogos devido a lesão, aliás a única lesão que tivemos durante a época.
5ª Jornada Sassoeiros 1 (0) – (0) 0 UDC FORTE
Com a equipa desfalcada, realizámos um jogo razoável contra o campeão da 2ª Divisão, num campo pequeno e difícil. Sofrer o golo da derrota no último minuto do jogo deixa um sabor amargo na boca, principalmente falhando oportunidades de baliza aberta na 1ª parte e ainda no final o que poderia ser o golo do empate. No entanto, o adversário mereceu a vitória.
6ª Jornada UDC FORTE 2 (0) – (1) 3 Belenenses
Derrota injusta. O adversário marca no 1º lance do jogo de bola parada, apesar de jogada estudada mas com imensa sorte nos ressaltos. 2ª parte toda nossa mas de cada vez que empatávamos, o adversário na jogada seguinte colocava-se novamente em vantagem, em parte devido à nossa falta de maturidade. Poderíamos ter algumas queixas de arbitragem, mas não serve de desculpa. Neste jogo estreámos dois “reforços”.
7ª Jornada AMSAC 3 (2) – (0) 2 UDC FORTE
Derrota justa. Apesar do nivelamento do resultado, nunca conseguimos contrariar o adversário e após estar a perder por 3, reduzimos em 2 livres de 10 metros. Com mais discernimento e aproveitando a dificuldade do adversário em defender 5x4, poderíamos ter empatado.
8ª Jornada UDC FORTE 2 (1) – (1) 1 Portela
À 8ª jornada chega a 1ª vitória na equipa na 1ª divisão! Vitória justa mas muito difícil contra uma equipa extremamente competitiva. Era o que nos estava a faltar.
9ª Jornada Sporting 5 (2) – (1) 1 UDC FORTE
Jogo em casa do futuro campeão. Entrámos muito bem, a trocar muito bem a bola e a baralhar a defesa adversária, conseguindo inaugural o marcador. Dois erros de marcação resultaram em dois golos do adversário, que se limitou a segurar o resultado até ao intervalo, descendo a defesa. Iludidos e esperando a mesma atitude do adversário no início da 2ª parte, este entra fortíssimo e em dois minutos marca por duas vezes e resolve o jogo. Nunca mais nos encontrámos. Derrota justa frente à melhor equipa do campeonato. Regresso do capitão após lesão.
10ª Jornada UDC Forte 2 (1) – (1) 1 Infantado
2ª vitória, diga-se justa da melhor equipa mas com uma exibição descolorida, que permitiu a incerteza no resultado até ao intervalo. Vitória importantíssima como se viria a provar.
11ª Jornada Benfica 4 (2) – (0) 0 UDC FORTE
Abismados com o pavilhão, com os balneários, com os cacifos e tudo o mais, nunca estivemos em jogo, numa das piores exibições da época. O guarda-redes adversário não foi forçado a fazer uma defesa digna de registo. Como confessei, nunca me senti tão incapaz como após este jogo. Foi mesmo desmotivante a exibição realizada.
12ª Jornada UDC FORTE 4 (1) – (1) 2 Novos Talentos
Vitória justa contra a equipa mais fraca do campeonato. Não realizámos um grande jogo mas fomos sempre superiores. Ascendíamos ao 10º lugar, do qual nunca mais saímos.
13ª Jornada ACO 0 (0) – (0) 0 UDC FORTE
Empate injusto, pois após aguentar o forcing inicial do adversário, nos inícios de cada parte, controlámos o jogo e no final transformámos o guarda-redes contrário na figura do jogo, tantas foram as oportunidades desperdiçadas em contra-ataque, com superioridade numérica ou 1x1 com o guarda-redes.
Resumindo a 1ª volta, marcámos 18 e sofremos 33 golos, somando 11 pontos (3V2E8D).
Somámos o 1º ponto à 3ª jornada e obtivemos a 1ª vitória à 8ª. Nunca estivemos em vantagem ao intervalo. As 3 vitórias foram conseguidas nas 2ªs partes.


14ª Jornada CAD 2 (0) – (1) 2 UDC FORTE
Novamente o derby, novamente a não conseguirmos ganhar. Fizemos uma boa parte, marcando um golo que nos deu a vantagem ao intervalo. Dois erros nossos na 2ª parte foram aproveitados pelo adversário para se colocar em vantagem. Pouco depois empatámos e ainda fomos a tempo de voltar a desperdiçar várias oportunidades na parte final, com o guarda-redes contrário a frustrar-nos os intentos. No global, empate justo.
15ª Jornada UDC FORTE 2 (1) – (0) 2 Presa Casal do Rato
Não realizámos um bom jogo e mais uma vez com vantagem ao intervalo, não a conseguimos segurar. Voltamos a falhar imensos golos e defensivamente também, contra uma equipa teoricamente mais fraca mas que neste jogo jogou muito bem. Empate aceita-se devido ao pouco que jogámos.
16ª Jornada UDC FORTE 4 (1) – (0) 1 Vila Verde
Realizámos uma grande exibição, dominando por completo o jogo. Tanto ofensivamente como defensivamente estivemos muito bem. Boa 1ª parte, melhor ainda na 2ª. O melhor jogador adversário foi o guarda-redes, pelo que pouco mais se pode dizer. Vitória importantíssima que nos dava vantagem directa perante um adversário na luta pela manutenção. Apenas à 16ª jornada podemos estrear o reforço “holandês”, a contratação mais complicada de todas.
17ª Jornada Leões de Porto Salvo 5 (0) – (0) 1 UDC FORTE
Contra a 2ª melhor equipa do campeonato, entrámos bem no jogo e conseguimos equilibrar na 1ª parte. Foi uma 1ª parte com poucas oportunidades repartidas. Na 2ª parte, foi o descalabro completo. Cometemos erros atrás de erros que, contra uma equipa com bons executantes, mais experiente e bem trabalhada, foram a morte do artista. Sofremos dois golos mas ainda conseguimos reduzir. Logo na jogada seguinte sofremos o 3º e nunca mais nos encontrámos. Derrota justa tendo em conta a péssima 2ª parte realizada.
18ª Jornada UDC FORTE 4 (3) – (0) 3 Sassoeiros
Grande 1ª parte, onde fomos claramente superiores e não deixámos o adversário criar perigo. Na 2ª parte, o adversário com o orgulho ferido reagiu e nós ajudámos, ao baixar a intensidade do jogo, principalmente defensivamente, permitindo mais remates à baliza e situações de golo ao nosso oponente. No entanto, conseguimos segurar uma vitória justíssima.
19ª Jornada Belenenses 0 (0) – (0) 3 UDC FORTE
Grande vitória, assente em muita concentração, trabalho e inspiração colectiva. 1ª parte a zero, com maior assédio do adversário mas sem criar muitas oportunidades. Nós começamos a falhar contra-ataques em superioridade e 1x1 com o guarda-redes. 2ª parte fantástica, com uma exibição colectiva excelente, mas tenho que realçar que tivemos um keeper inspirado e intransponível. Foi um dos momentos altos da época, com a 1ª vitória fora de casa. No entanto, para mim, foi também um dos pontos baixos.
20ª Jornada UDC FORTE 3 (1) – (0) 4 AMSAC
Com a vitória em Belém, ficámos todos eufóricos pois foram pastéis de Belém, foi abertura do blog, a paragem para o Carnaval, que nos levou a perder concentração e principalmente humildade. Isso ficou espelhado na nossa exibição. Não que tivéssemos jogado mal, mas a concentração que tínhamos tido em parte do jogo com o Sassoeiros e no jogo com o Belenenses não estava lá, o que nos levou a desperdiçar duas vantagens no jogo. Os golos que sofremos são de pura falta de concentração. Mais uma vez voltámos a falhar muitas oportunidades que nos saíram caro. Penso que o resultado mais justo seria o empate mas aceito a derrota perante uma equipa com bons jogadores e mais experiente.
21ª Jornada Portela 3 (0) – (1) 1 UDC FORTE
Fizemos uma má exibição, com uma 1ª parte ainda assim-assim, onde falhámos tantas oportunidades que se fossemos a vencer por 4 ou 5 não escandalizava ninguém que tivesse visto o jogo. A 2ª parte foi do pior que fizemos esta época. O adversário subiu de rendimento e nós descemos a pique, nunca nos encontrámos. Derrota justa pelo que não jogámos na 2ª parte.
22ª Jornada UDC FORTE 1 (1) – (4) 6 Sporting
Defrontávamos a melhor equipa do campeonato, o líder extremamente motivado. Entrámos muito bem no jogo e até ao 1º golo do adversário, ninguém acreditaria na diferença de classificação. Só que ao 1º erro que cometemos na saída para o ataque, com uma perda de bola junto da nossa área, aproveitamento imediato e golo. Depois em 5 minutos de desnorte, o adversário faz mais 3 golos e fica o jogo sentenciado. Ainda reduzimos antes do descanso mas já íamos tarde. 2ª parte onde ainda conseguimos equilibrar, mas aproveitando para rodar toda a equipa incluindo os dois iniciados convocados, sofremos 2 golos na parte final. Derrota justa perante uma grande equipa com excelentes jogadores.
23ª Jornada Infantado 2 (1) – (2) 2 UDC FORTE
Com dois pontos de avanço, fomos disputar um jogo crucial onde não podíamos perder, com o risco de sermos ultrapassados por mais um adversário directo na luta pela manutenção, que se apresentava muito motivado após nos recuperar diversos pontos e não perder à diversas jornadas. Durante a semana discutimos a importância do jogo, o que foi bem assimilado pelos jogadores. Perante um oponente que tinha a sua principal arma num contra-ataque rapidíssimo, sofremos o 1º golo desse modo. Não perdemos a calma e continuámos o nosso jogo. Conseguimos virar o resultado e íamos novamente para o descanso em vantagem. Fizemos um inicio de 2ª parte fortíssimo com imensas oportunidades de golo, que novamente não aproveitámos, por culpa própria ou por culpa do guarda-redes contrário, que engatou e defendeu tudo. Noutro contra-ataque e com sorte no ressalto, o oponente faz o empate. Controlámos melhor o jogo na 1ª, porque na 2ª o jogo esteve mais partido e houve mais oportunidades de parte a parte. Podemos ter queixas da arbitragem, mas foram os nossos falhanços que impediram a vitória. No entanto, foi um empate importante, que nos dava vantagem no confronto directo.
24ª Jornada UDC FORTE 2 (1) – (1) 2 Benfica
Se na 1ª volta, no jogo com este adversário, fiquei com um sentimento de incapacidade pelo que não jogámos, neste fiquei com um sentimento de tremenda injustiça por não termos ganho. Realizámos uma boa exibição, fomos superiores ao adversário, criámos mais oportunidades e obrigámos o guarda-redes contrário a inúmeras e grandes defesas. Sofremos um golo de livre directo devido ao mau posicionamento da barreira (mais um!). Empatámos na 1ª parte, chegámos à vantagem na 2ª parte, desperdiçámos oportunidades para matar o jogo e num contra-ataque sofremos o golo do empate. Perto do fim e para cúmulo, podíamos ter perdido o jogo num livre de 10 metros que vai à barra. Empate injusto pelo que jogámos mas um ponto importantíssimo em face dos resultados do Infantado e do Vila Verde, que nos colocava a uma vitória da permanência.
25ª Jornada Novos Talentos 3 (0) – (2) 6 UDC FORTE
O jogo mais importante da época, onde a vitória nos garantia o 10º lugar e respectiva permanência na 1ª Divisão para a próxima época. Todos sabíamos da importância do jogo. Contra o último classificado do campeonato sem qualquer vitória, começámos mal, permitindo algumas oportunidades ao adversário. Conseguimos assentar o jogo e a partir do 1º golo nunca mais esteve em dúvida a nossa vitória. Chegámos ao 5-0 e 6-1, permitindo já na parte final dois golos ao oponente por algum relaxamento. Vitória e permanência comemoradas com umas bifanas e 50 flexões de braços.
26ª Jornada UCD FORTE 1 (0) – (0) 2 ACO
Bom jogo de futsal, com grande ritmo, muita intensidade e com muitas ocasiões de golo. Venceu a equipa que melhor aproveitou os erros do adversário. Resultado justo seria o empate. Valeu pela música do nosso DJ D.
Resumindo a 2ª volta, marcámos 32 e sofremos 35 golos, somando 16 pontos (4V4E5D).
Apenas num jogo estávamos a perder ao intervalo (8V4E1D), resultados que nos davam 28 pontos e 14-6 golos (4 deles sofridos com o Sporting e apenas 3 equipas nos marcaram até ao intervalo). Em piores 2ªs que 1ªs, apenas conseguimos manter três vitórias e conseguimos vencer numa 2ª parte, com 18-29 em golos. Quando falo de falta de maturidade e experiência de todos incluindo a minha, estes resultados demonstram-no.
Analisando todos os jogos efectuados, poderíamos e deveríamos ter feito melhor. Se defensivamente estivemos num bom plano, tirando os 6 jogos disputados com os 3 primeiros onde os erros pagaram-se caro (marcámos 6 golos (1 por jogo) e sofremos 25 (4,2 por jogo)), nos restantes 20 jogos temos um saldo positivo entre marcados e sofridos (44-43), com 2,2 golos marcados e sofridos por jogo. Fomos 9ª melhor defesa, que tirando os jogos com os 3 primeiros, nos restantes 20 jogos temos uma média de golos sofridos ao nível do 4º classificado.
A nossa grande dificuldade foi em marcar golos. Não tanto em criar oportunidades mas sim em concretizá-las. Fomos o 3º pior ataque do campeonato, com uma média inferior a 2 golos marcados por jogo. Foi muito pouco. Serve para tirar ilações para o futuro, principalmente em termos de treino. Foi também a falta de experiência, maturidade e de “calo” a vir ao de cima, onde 2/3 do plantel era composto por juvenis de 1º ano.
Durante 26 jogos não sofremos nenhuma expulsão ou castigo, e tivemos menos de 1 cartão amarelo de média por jogo. Um motivo de orgulho, na minha opinião.
Como aprendizagem para mim foi óptimo, quer em termos de treino e de jogo para o futuro, quer em relações humanas, uma experiência muito enriquecedora, onde treinei grandes “profissionais”. Para a próxima época cá estaremos para tentar fazer melhor, com jogadores já mais experientes, juntando a irreverência e ambição da “nova geração” de juvenis.

Luís Filipe Pinho

Sem comentários:

Enviar um comentário